"Apostamos na produção de rolhas multipeças, pois acreditamos que são um produto de qualidade para vedar os vinhos"
Fundada nos anos 60 por Manuel Barros – pai do atual proprietário - que na altura deu o nome à empresa, a Free Cork Cortiças Lda conta hoje com Quintino Barros na direção e orientação desta empresa de cortiça, situada em Santa Maria de Lamas. A mudança de nome da empresa de Manuel Barros Lda para Free Cork, Cortiças, Lda teve como razão a entrada de novos sócios para a empresa, mas esta manteve-se sempre com um cariz familiar, preservando os membros da família como responsáveis da empresa. A Free Cork Cortiças Lda funcionou sempre nas atuais instalações, mas foi sofrendo ao longo dos tempos um conjunto de alterações que lhe permitiram responder mais eficazmente às necessidades dos seus clientes e dos mercados. Começou por ter cerca de cinco trabalhadores e nos seus tempos áureos, por volta dos anos 90, chegou aos 30. Atualmente conta com 13 funcionários que produzem na sua maioria rolhas de cortiça natural multipeça. Começando por produzir rolhas naturais e continuando a ter capacidade para tal, decidiu-se em 2002 apostar na produção de rolhas multipeças "pois acreditamos ser um excelente produto capaz de vedar todo o tipo de vinho". A capacidade de produção desta rolha é de cerca de 40 mil rolhas/dia, sendo que das rolhas naturais será de 70 mil rolhas/dia. No que toca aos mercados de exportação, Espanha consome, presentemente, a produção da empresa em paralelo com o mercado nacional. Mas na época em que produzíamos rolhas naturais chegamos a exportar para os EUA, França, Itália e Austrália.
Apostas no futuro
A Free Cork Cortiças Lda realiza, desde há algum tempo a esta parte, investimento na produção de maquinaria para a empresa, uma vez que as máquinas para a produção das rolhas multipeça são todas pensadas internamente, quer porque no mercado muitas vezes não são encontradas, quer porque a produção própria diminui o valor da tecnologia em questão. Há alguns processos que ainda são manuais e que se pretende automatizar, mas continua a investir e a testar novas máquinas que conta ter brevemente em laboração. Posteriormente e para dar resposta a um investimento na qualificação da produção, em 2005 a empresa decidiu certificar-se pelo Código Internacional das Práticas Rolheiras.
Objetivos
A empresa continua a apostar quer no investimento da melhoria da qualidade, quer na melhoria da capacidade produtiva, numa perspetiva de internacionalização crescente.
Entre em contacto connosco
Ligue-nos
Telf: +351 227 642 225 (chamada para a rede fixa nacional)
Móvel: +351 966 227 415 (chamada para rede móvel nacional)
Visite-nos
Rua de Moure, 881 | Apartado 86 4536-904 Santa Maria de Lamas